18/07/2014
O melhor texto que li em minha vida sobre nós, O POVO, de EÇA DE QUEIROZ. Esta raça de homens e mulheres sobre o qual as nações são erigidas. Nós que ao longo da história demos sustentação aos governantes de toda sorte, dos virtuosos aos indignos. Que os alimentamos, enriquecemos e servimos. Nós, o povo usado para propósitos e ambições pessoais travestidas de causas em defesa de pátrias ameaçadas. Mentiras pelas quais pagamos com o nosso sangue e as nossas vidas. Nós que somos o estado e que deste recebemos a ignomínia da exploração, a ingratidão no não-servir e torpeza da supressão de nossa dignidade. Nós, o povo, sobre o qual se abate a maior das vilanias: a perda da liberdade muitas vezes subtraída de nossas vidas como se arranca o filho dos braços da mãe. Nós, o povo, sinônimo de pátria. Nós, a terra fértil que tudo produz. O sol e a chuva fecundante. Nós, o povo, os filhos diletos de Deus sobre a terra porque damos continuidade à sua obra. Com trabalho honesto, constante e proficiente. Nós, o povo, que permite entre nós alguns a nos liderar usando a nossa boa fé para nos iludir e trair, desprezando a cidadania - a essência de nossa liberdade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário