Páginas

09/08/2021

 Ano passado postei Francisco com uma brasileira e ambos riam muito. O bom humor do Papa é uma de suas marcas registradas e, sendo ele quem é, desmitificou a fleuma de muito de seus antecessores. Sou do tempo de um Pio XII solene, quase imperial. Depois o iluminado João XXIII que, apesar de seu jeito bonachão, revolucionou a Igreja, atualizando os ritos, abandonando o latim e simplificando o entendimentos das sagradas escrituras. Paulo VI foi um meio termo, bem mais leve do que Pio XII e menos reformador do que João XXIII. João Paulo I foi um santo que ousou enfrentar a cúria conservadora. Após 33 dias de papado, morreu em circunstâncias ainda hoje envoltas em mistério. João Paulo II virou santo, andou por todos os cantos deste mundo de Deus como um São Paulo moderno. E ainda que o seu longo papado tivesse o dobro da duração, nem de longe alcançou a santidade de seu antecessor. João Paulo I foi como uma viagem ao passado da igreja primitiva, despojada e simples como os ensinamentos de Cristo. A igreja perdeu a pompa e de certa forma voltaria às catacumbas, despida de luxo, riquezas e ostentações.

Grandes Papas e outros bem menores, mas nenhum tão bem-humorado quanto Francisco.
Acredito que alegria e bom humor tem tudo a ver com amor. Em uma alma ou coração alegres, tudo que é bom viceja e solo é infértil para o mal. O mal é triste, macambuzio, solerte, insidioso, dissimulado.
Deus que me perdoe, mas acho que Ele é pura alegria e bom humor. O Deus do Antigo Testamento e da Idade Média me dá calafrios. Esta visão terrível da divindade certamente foi invenção do homem para inocular medo e terror, calando questionamentos ao mesmo tempo em que amealhava, sem resistências, riquezas e poder para a Igreja.
Se o juízo final acontecer um dia desses, creio que Deus dará o ar de Sua Graça com a fisionomia de Francisco. Tomara que não seja o dia da separação do joio do trigo e que a aparição do Pai seja apenas para dar um toque nesta humanidade sem noção.
Será que na época da Criação, à imagem e semelhança de Deus, todos nós tivemos a cara e a alma de Francisco? Se fomos sósias do Papa, com o passar do tempo e após zilhões de pecados, fomos nos desfigurando e ficando cada dia mais feios. Pode ser que a nossa transformação para a feiura se assemelhe ao que aconteceu a Dorian Grey.
Será que esta empatia com Francisco é um Déjà vu?
Francisco é o cara e tem a cara do bem e do amor. Viva Francisco - disseminador da alegria do Pai na terra dos homens.
A alegria e bom humor elevam o espírito e divertem a alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário