Páginas

30/09/2015

Em 18.07.14, por ocasião de mais uma reforma mini$terial, publiquei este texto (série Faz-me Rir). Mais de um ano depois, o balção de negócio$ continua o mesmo.
REFORMA MINISTERIAL LEVA DILMA A CRIAR A BARGANHOBRAS.
ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS - Preocupada com a balbúrdia provocada pela reforma ministerial, a Presidente Dilma Rousseff decidiu criar a BANGANHOBRAS, empresa pública-privada(?!) para otimizar os estudos, projetos e estratégias para as futuras reformas ministeriais.
Cansada de atender a clientela aflita por cargo$ e bene$$e$, a mandatária que dar um choque de ordem no toma-lá-dá-cá frenético. "Perdi a paciência com os partidos", declarou a presidanta mascando abelha e cuspindo marimbondo.
O Porta-Voz da Presidência leu nota na qual Dilma esclareceu que já não aguentar mais os partidos fazendo muxoxo e beicinho para determinado ministério, enquanto outras agremiações batem palminha para as pastas oferecidas que, por sua vez, eram pretendidas por outros 15 partidos, embolando todo o meio-de-campo e começando tudo de novo. "Com o perdão da má palavra, uma zona", arrematou o Porta-Voz por sua conta e risco.
Interlocutor próximo da Presidente sugeriu a criação de um ministério para cada pretendente de todos os partidos, alternativa logo descartada em virtude da falta de espaço na esplanada dos ministério para a construção de 135 novos prédios, bem como pela inevitável briga de foice entre os assessores e apadrinhados na disputa pelos melhores cargos em cada pasta.
A solenidade de implantação da BANGANHOBRAS esta marcada para o dia 1 de abril. A Secretaria Geral da Presidência está incumbida da organização do evento que deverá pautar-se, frisou Dilma, pelo parcimônia e simplicidade, de modo a não onerar o erário. A gráfica do senado já imprimiu os 20959 convites com RSVP, de maneira que não haja desperdício de champagne, canapés e outras iguarias finas.
Contendo as lágrimas, a Presidente declarou que "assim como os partidos nascem do povo e o povo pode até ser filho dos partidos, todos nós, neste dia de encontrar soluções que solucionam, estamos com os olhos voltados para o futuro e para o passado, porque na origem dos partidos encontraremos as soluções impostas pelo presente, passado, e porque não dizer do porvir de amanhã".
A nota dissonante foram os lamentáveis incidentes na fila para tirar senha para a reforma ministerial , quando integrantes do PT, PMDB, Democratas, PSOL, PTB, PSC e PC do B iniciaram quebra-quebra de dar inveja a muita torcida organizada.
Nota: à distância, integrantes do PSDB reprovavam a balbúrdia com desprezo e elegante consternação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário